Não escondo que To The Mooné um dos jogos da minha lista de favoritos. A obra-prima de Kan Gao combina magistralmente música e narrativa em uma experiência que narra os últimos instantes de um homem em busca de consertar os erros do passado e se reconectar com o grande amor de sua vida, a autista River.
A talentosa artista autista Ashanti Fortson produziu uma outra perspectiva sobre To The Moon, um ponto de vista que precisa ser levado em consideração dentro da obra. Seu quadrinho Through Whose Eyes me sacudiu de tal forma que acreditei que seria necessário divulgá-lo.
Entrei em contato com Ashanti para conseguir a autorização para traduzi-lo para o Português. Fui surpreendido pela extraordinária delicadeza da artista, que se ofereceu para refazer o quadrinho a partir dos originais, mas utilizando minha tradução. Trabalhamos em conjunto para chegar ao resultado final que você confere logo abaixo (contém spoilers do jogo):
É um questionamento que To The Moon não responde e que cabe a nós avaliarmos diante dos desafios do autismo. Sou imensamente grato a Ashanti pela oportunidade de trazer esse olhar até vocês.