Quantcast
Channel: Retina Desgastada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1706

Jogando: Toki Tori 2

$
0
0

Seguindo o conselho dos leitores, perguntei ao meu filho o que ele achou do jogo. Costuma ser difícil arrancar opiniões do garoto, mas desta vez ele foi bem claro. Toki Tori 2 é melhor que o primeiro, porque "os bichinhos são amigos do Toki Tori". E isso resume muito bem o tom da nova aventura do pintinho amarelo.

Toki Tori 2 02

Ao contrário do primeiro Toki Tori, um instrumento de tortura habilmente disfarçado de jogo fofo, aqui temos um jogo fofo disfarçado de jogo de puzzle. Foi-se embora a dificuldade insana que me fazia xingar mentalmente toda a árvore genealógica dos desenvolvedores. Mesmo o desafio mais complexo em Toki Tori 2 pode ser resolvido horas depois com a cabeça mais fresca ou no dia seguinte, após uma epifania. Em nenhum momento de nossa jornada, consultamos qualquer tipo de walkthrough ou vídeo no YouTube.

Se o desafio não está mais presente, qual é o novo atrativo da franquia? Por mais bizarro que possa parecer, é o seu universo. Visualmente exuberante, tanto na mecânica quanto no mundo apresentado, Toki Tori 2 nem parece uma continuação. A impressão que fica é que o primeiro título foi um rascunho, uma versão alpha do que se realmente pretendia alcançar em Toki Tori 2. Cenários deslumbrantes, música que não enjoa (muito pelo contrário, ela relaxa!), personagens muito bem animados e engraçadíssimos, uma lógica interna totalmente diferente do nosso mundo (mas que faz sentido) e até mesmo uma história enigmática.

Toki Tori 2 16Toki Tori 2 06Toki Tori 2 12

Em Toki Tori 2, não temos mais a mecânica de desafios fechados como no primeiro jogo. Temos pela frente um mundo aberto, onde se pode ir em qualquer direção, desde que você consiga resolver os puzzles para acessar aquela área. Existem itens que você precisa reunir para completar a história, mas você tem a liberdade de buscá-los no seu ritmo e ser transportado para áreas já visitadas do mapa na hora que quiser, através de um "sistema" de transporte. Com esta mudança, a franquia perde aquela aura de "jogo casual" e ganha imersão. Até mesmo o título de abertura e os créditos finais aparecem integrados ao universo.

Toki Tori 2 04

Renegando seu passado, agora não há mais itens para carregar. A mudança parece chocante a princípio. O simpático protagonista só possui três formas de interagir com o mundo: andando, assobiando e dando pulos no chão. Mas, a partir destes três pilares, se abre uma galáxia de possibilidades. É preciso aprender a usar os elementos do cenário a seu favor, observar como eles reagem às ações do pintinho e coordenar suas reações para conseguir remover obstáculos. É uma dinâmica extraordinariamente simples e ao mesmo tempo desafiadora. Para quem curtiu o moedor de neurônios de antigamente, pode correr atrás dos easter eggs, achievements e peças colecionáveis do jogo. Alguns estão mesmo em lugares capazes de devolver a fúria ao seu coração.

Toki Tori 2 10Toki Tori 2 09

Talvez, o aspecto mais lúdico de Toki Tori 2 é que nada no jogo é explicado. Não há falas. Não há dicas. Não há tutoriais. Tudo você aprende fazendo, tateando, desde o funcionamento das mecânicas até o desenrolar do enredo. Cada descoberta é um triunfo pessoal e um tapa na cara de jogos que pegam em sua mão e mostram como fazer as coisas.

Nem mesmo o sistema de "rebobinar" suas ações sobreviveu do primeiro Toki Tori. Aqui, não dá para reverter seus atos. Se você errou na solução de um problema, a única saída é recarregar o último "checkpoint". Essa decisão pode parecer cruel quando você comete um erro tolo no final da execução de um puzzle, mas é compensada com uma distribuição justa de pontos de salvamento. Cada enigma apresentado aqui é menor e consequentemente menos estafante do que as telas do jogo anterior.

Toki Tori 2 17

Agora, meu filho está ansioso por um possível Toki Tori 3. Tento explicar para ele que vai demorar muito, mesmo se sair. Mas entendo sua felicidade: mais até do que o primeiro, aqui ele assumiu as rédeas do protagonista com bastante frequência e, muitas vezes, me surpreendeu com a resposta de um enigma enquanto eu ainda estava fazendo simulações em minha cabeça. Sem exigir reflexos apurados, mas sim reflexões, Toki Tori 2 se tornou um exercício mental ao qual ele não resistiu até vê-lo completo, deixando de lado títulos mais novos ou mais frenéticos no computador.

Ouvindo: Provisório - Terceiro andar

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1706

Trending Articles