
adeus, visual velho…
Promessa é dívida. Depois de 14 anos, o blog está com um visual novo. Entramos na era do Retina Desgastada 4.0.
Nesses 14 anos, abandonei a era de desenvolvimento web, me dediquei mais profundamente a me tornar um profissional da escrita, então essa migração foi diferenciada. Na primeira versão do blog, foi utilizado um modelo pronto do Blogspot. Na segunda versão, foi um modelo customizado do Blogger. Na terceira versão (concebida acima), parti do zero, fazendo tudo no Photoshop, convertendo para HTML e depois adequando à tecnologia de marcações do Blogger. Não tenho mais nem o talento nem o tempo para seguir esse caminho outra vez. Então, completamos o ciclo e voltei a usar um modelo pronto.
Obviamente, o espírito inquieto não permitiu que eu publicasse sem fazer alterações e sem deixar o modelo da Templates Yard mais próximo da identidade visual criada lá atrás. Foi uma luta. Nem tudo está perfeito, existem diversos detalhes para serem acertados, mas o blog está 90% do jeito que eu queria.
Ou Não…
A proposta inicial dessa migração não era apenas atualizar algo que estava visualmente estagnado por mais de uma década. A proposta inicial era realmente trocar toda a tecnologia. Abandonar o Blogger, por exemplo. A plataforma de publicação sobrevive por aparelhos dentro da hierarquia do Google, sem nenhuma mudança significativa por quase tanto tempo quanto o próprio blog estava parado. Cada postagem inserida aqui é criada no Open Live Writer, uma versão alternativa de uma ferramenta que a Microsoft largou de mão. Sendo que o próprio Open Live Writer também foi largado de mão pela comunidade de usuários. É uma bomba-relógio até que o Open Live Writer pare de funcionar ou o próprio Blogger pare de funcionar.
Minha meta era migrar para o WordPress. Nesses catorze anos, nos principais lugares onde colaborei com meus textos, o WordPress é a plataforma de publicação. Escrever no WordPress se tornou natural, sem depender de um aplicativo desktop obsoleto e dentro de um serviço que lidera o mercado, sem previsão de encerramento.
Lamentavelmente, o Retina Desgastada se tornou um colosso com quase três mil postagens. O arquivo XML de backup tem mais de 40MB. Tentei importar esse volume para duas instalações WordPress diferentes: uma hospedada em um servidor terceirizado e outra hospedada no próprio WordPress.org. Meu servidor travou o processo no meio em dezenas de tentativas, sem importar absolutamente nada. O servidor do WordPress.org concluiu a importação… na teoria. Na prática, nada foi importado. Foram meses pesquisando uma solução, experimentando.
Não havia. Estava condenado a permanecer no Blogger até os últimos dias do serviço. E, mesmo nele, a migração não foi tranquila. Para testar o novo modelo, criei uma cópia do site no Blogspot e importei o XML do Retina Desgastada original. Mesmo dentro do Blogger, de Blogger para Blogger, o sistema importou somente 529 postagens de quase 3 mil. De onde se conclui que o backup não serve para nada…
Ainda assim, aquelas 529 postagens tinham um volume considerável para testar e ajustar o que precisava ser feito. E eu percebi o quanto eu estava enferrujado em desenvolvimento web.
Escolhi um modelo que refletisse uma nova paixão: o lado imagético dos jogos eletrônicos. A web parece ter adotado o esquema de vitrines, eu mesmo abri um Instagram para o blog, o visual antigo tinha um header gigante com a imagem de algum jogo. Então, buscava uma página inicial que tivesse aspecto de revista e combinasse todos esses elementos, com um toque de "sujeira" punk que sempre marcou o blog.
Está Quebrado, Mas Passa Bem
Falhas conhecidas na versão 4.0 do Retina Desgastada (por ordem mais ou menos prioritária):
A página deArquivosfuncionou no teste, mas algo se perdeu na migração.O rodapé tem uma propaganda do criador do template. Uma tentativa de ocultar a barra provocou redirecionamento para o site deles. Será averiguado.- Há vários ajustes de CSS que eu gostaria de fazer pra manter a sensação antiga do Retina Desgastada: "rasgo" embaixo de título e subtítulo, alto-falante no "ouvindo", cores de link ao longo das páginas. Além disso, o CSS original é gigantesco e redundante, pode ser reduzido e linkado em um arquivo externo.
- Retomar os Links no menu lateral para sites que eu curto
- Aumentar a fonte de uma forma geral (a retina está mais desgastada do que 14 anos atrás)
- Melhorar a visibilidade dos títulos na home.
- A Grande Lista dos Protetores de Tela Gratuitos não está funcionando. Percebi que já não funcionava desde o ano passado. É uma questão de refazer a programação, mas não é tão prioritário.
- A Lista de Análises finalmente deve virar uma Página. Isso irá impedir que seja recriada acidentalmente a cada reinstalação do Open Live Writer.
- Desde a versão 2.0 do blog, sempre houve algum personagem no rodapé. Isso irá voltar, há espaço para isso.
- A lista de Recentes na Barra Lateral ficaria melhor com thumbnails. Mas isso envolve um nível de conhecimento de XML/JSON que eu já não tenho mais.
Fique a vontade para comentar sobre outros problemas que você percebeu ao navegar ou fazer sugestões de melhorias. Essa é uma versão 4.0, o que implica que haverá 4.1, 4.2, 4.3 etc.
Dada a trabalheira inesperada que foi essa nova etapa, possivelmente esse será o layout do blog pela próxima década.
Ou não.