Warhammer Online deixou oficialmente de existir em 18 de dezembro. Nunca conheci o jogo em sua época de glória, mas o pouco que vi já justificava sua preservação. Pelo menos, na memória.
Um jogador do MMORPG não se contentou em guardar apenas lembranças nas profundezas de seu cérebro e, nove dias antes do apocalipse, produziu, editou e publicou um tributo em vídeo ao jogo de 25(!) minutos de duração. Há uma música épica rolando ao fundo, uma narração profissional e, principalmente, muita paixão. O tributo conta sobre o lore do universo, sobre cada raça, sobre batalhas, sobre lugares e monstros. E, pela primeira vez, vislumbrei como Warhammer Online era na época das guerras colossais:
Para minha surpresa, 90% dos cenários e das criaturas monstruosas exibidos no vídeo, eu nem cheguei a conhecer. Tanto potencial, agora inalcançável.
O Nascimento da Luta Eterna
Após o fechamento dos servidores, o artista digital Daarken abriu seu baú de artes conceituais criadas para o jogo em 2007. Foram três anos dedicados à tarefa e o resultados trazem de volta uma paisagem que talvez nunca mais seja visitada por jogador algum.
O trabalho de Daarken na Mythic abriu portas para outros projetos, incluindo como capista oficial da própria Games Workshop. Trabalhos mais atuais (e, na opinião dele, melhores) podem ser encontrados no seu site.