Quantcast
Channel: Retina Desgastada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1706

(não) Jogando: Battlefield 4 - Multiplayer

$
0
0

Eu devia ter ouvido meus instintos. Eu devia ter respeitado meu triste histórico em jogos multiplayer. Mas não... "Joga Battlefield 4 multiplayer, Aquino, é o melhor do jogo", eles disseram. "É fenomenal", eles disseram.

Pedi conselhos no Twitter e só uma alma respondeu, sugerindo que eu tentasse o Team Deathmatch se fosse jogar sozinho ou o modo Conquest, se fosse jogar com uma turma afiada. Como a única turma afiada que eu conheço são o pessoal do Killing Floor e estes estão (provisoriamente) aposentados, o mata-mata desorganizado me esperava.

Antes de entrar de cabeça no passatempo oficial do século XXI e da geração abaixo da minha, descobri que existe um modo "multiplayer" do jogo que essencialmente é você sozinho no mapa com todas as armas e veículos para praticar. Era minha chance de experimentar várias coisas que não aparecem na Campanha.

Em dois minutos, caí de helicóptero.

BF 4 03

Logo em seguida, encarnei nosso distinto ex-presidente Fernandinho e dei um rolé de jet-ski.

BF 4 09

O ponto alto desta brincadeira foi conseguir derrubar um drone do céu. Com míssil teleguiado, também, até um sagui conseguiria.

BF 4 16

Mas aí me cansei do sandbox e fui encarar o tal do Team Deathmatch. Foi nesse momento que o Origin jogou na minha cara que eu era pobre: a versão básica do Battlefield 4 não vem com suporte a Team Deathmatch, um dos mais ancestrais modos de batalha campal online inventados pelo homem. Para jogar algo que qualquer Quake da vida já tinha, eu precisaria pelo menos do DLC China Rising.

Tudo bem, sou usuário do Free Time, não posso ficar reclamando. Mas, então, dos trezentos modos disponíveis, onde eu poderia atrapalhar menos? Onde eu poderia apenas dar meus tirinhos e ser feliz sem ninguém me azucrinando, me chamando de noob?

A resposta mais óbvia era Squad Deathmatch. Que é o mesmo que Team Deathmatch, mas tem mais e menores times em campo. Ao invés de duas equipes competindo, são quatro esquadrões se matando mutuamente e isso me parece um caos bem divertido.

Exceto que não tem ninguém jogando isso. Não há servidores disponíveis e a conexão automática do Origin demorava cinco minutos para me cuspir e dizer que eu não estava conseguindo me conectar com seja lá qual servidor na Lapônia ainda está rodando Squad Deathmatch.

Perto de mim, no Brasil, vários, vários servidores com Conquest aberto, aquele mesmo modo que me aconselharam evitar. "Deve ser um monte de clãs se enfrentando com precisão matemática, eu vou destoar", pensei. Mas quem ousa vence, esse é o lema do SAS, ainda que Battlefield 4 não tenha nada a ver com SAS.

Descobri que dá para entrar de espectador. Fui em frente.

Para quem curte e-sport ou vídeos de jogabilidade, é o paraíso. Diferentes tipos de câmera para acompanhar a ação, com possibilidade de "entrar" na visão de cada jogador em primeira ou terceira pessoa.

Dá para ver tudo de cima, como se estivesse em um helicóptero da CNN.

BF 4 23

Ou se transformar em um "encosto" e incorporar cada um dos jogadores, sejam bons ou ruins.

BF 4 29

Observando a confusão, eu vi que o Conquest é mata-mata mesmo, um Captura Bandeira frouxo onde a balança de poder oscila com frequência e tudo é desculpa para trucidar o oponente livremente. Ou seja, estava todo mundo pouco se lixando para os objetivos e o importante era largar o dedo.

Bem, largar o dedo eu sei. Ou achava que sabia. Entrei em outro servidor como jogador mesmo, dando minha cara para bat...

Dei quatro passos e morri. Nem vi de onde veio o tiro. Não desanimei. Foi sorte do outro cara, tinha certeza. Dei respawn.

Andei dez passos. Morri.

A terceira é que vale, certo? Dei respawn em outro ponto do mapa. Fui morto por um tanque.

BF 4 39

Não sei de onde o tanque saiu. Mas o cara viu de onde eu saí.

Insisti. Morri. Reapareci dentro de um tanque. Agora vai! Tinha outro sujeito no volante, eu estava a bordo de um blindado de dor e destruição e ninguém poderia nos parar.

BF 4 41BF 4 45

O cara era bom no volante e no canhão. Matou dois com truculência e até conquistou um ponto estratégico ou algo assim. Eu girava a metralhadora e tentava acertar alguém. Meus tiros acertavam tudo, menos outros jogadores.

Destruíram o tanque.

Reapareci em outro lugar, exposto, humilhado, cansado, confuso e querendo dormir.

Com apenas um dia restante de gratuidade para Battlefield 4, decidi que não valia me especializar. O tiroteio frenético e divertido fica para os demais, eu me recolho aos meus zumbis e minhas campanhas e sigamos assim.

Ouvindo: Orbital - Doctor Look Out

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1706

Trending Articles