Com Resident Evil 7 conquistando elogios rasgados por toda parte ao retornar a suas raízes de horror perturbador, fica fácil esquecer que tudo isso começou lá nos anos 20 com a obra de H.P. Lovecraft. Afinal, o principal pai do survival horroré Alone in the Dark, inspirado na obra do esquisito escritor. E onde houver criaturas rastejantes que provocam insanidade e monstruosidades acima da compreensão humana, haverá ali uma manifestação de Cthulhu e seus mitos.
Então, onde estão os jogos baseados nas obras de Lovecraft? Basicamente no mesmo lugar que os filmes baseados na obra de Lovecraft: mortos, mas sonhando. Sonhando pela oportunidade de finalmente gravar seu nome nos pilares da racionalidade com suas garras e instilar o mais puro medo no coração dos desavisados.
Houve tentativas, como Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth (2006) ou Call of Cthulhu: The Wasted Land (2012), mas, a menos que você seja um entusiasta dos Grandes Antigos, as chances são de que você sequer tenha ouvido falar deles. Enquanto títulos como Amnesia - The Dark Descent ou mesmo Bloodborne se refestelam nos restos mortais de conceitos, aberrações e mitos estabelecidos lá na década de 20, Lovecraft mesmo permanece indócil em sua tumba, nutrindo um profundo ódio por todos nós.
Tudo isso pode mudar da noite para o dia. Simplesmente batizado de Call of Cthulhu para não haver dúvidas sobre do que estamos falando, o próximo jogo da Cyanide promete ter tudo o que é necessário para saciar essa fome cósmica:
Um detetive é chamado para investigar as circunstâncias misteriosas envolvendo a morte de um artista em uma comunidade isolada e avessa a forasteiros na Ilha Darkwater. Sim, você já viu essa história antes, mas estamos falando aqui do "Jogo Oficial" de Call of Cthulhu, então não espere que se fuja da trilha demarcada por Lovecraft.
O jogo ainda não tem data marcada, mas chega às lojas esse ano para PlayStation 4, Xbox One e PC. A espera foi longa. Mas pode estar terminando.