Pouca gente percebeu, mas alguma coisa de Half-Life teve seu terceiro capítulo lançado na semana passada.
O quadrinho digital Half-Life: A Place in the West atingiu sua terceira edição em 21 de Julho, mas ainda está bastante longe de sua conclusão, que deverá ser alcançada na publicação do décimo-terceiro capítulo planejado, possivelmente antes de Half-Life 3 ver a luz do dia.
A história não é produzida pela Valve, é um trabalho de fãs, mas é sancionada pela empresa e distribuída através do Steam. Ou seja, não é canônica, mas tampouco é um reles fanfic. A trama é ambientada no interior dos Estados Unidos, após a invasão da Combine, e segue a busca desesperada de um pai por sua filha raptada por desconhecidos. No caminho, ele irá esbarrar em uma jovem misteriosa e um Vortiguant, ambos, aparentemente, membros da Resistência.
A primeira edição, assim como a interface bastante similar aos jogos da franquia, está disponível de graça no Steam. Os demais capítulos, assim como uma trilha sonora separada, estão sendo vendidos como DLCs, com preços de R$3,66 por edição e R$4,29 na trilha.
O capítulo inicial não empolga, para ser honesto, nem em termos de arte, nem em termos de narrativa. Apesar do uso maroto de flashbacks para mudar a perspectiva sobre determinados personagens, os diálogos soam pouco naturais e um tanto expositivos demais.
Ainda assim, Half-Life: A Place in the West não apenas é o único "Half-Life" a chegar ao terceiro capítulo, como também é a única chance que temos no momento de revisitarmos a Terra devastada de Gordon Freeman e seus amigos e ainda oferecer uma perspectiva diferente da invasão. Em alguma dimensão paralela, esse fantástico universo já está em seu quarto jogo, existem quadrinhos mensais e uma bem-sucedida adaptação cinematográfica.
Aqui, só nos resta aguardar.