Quantcast
Channel: Retina Desgastada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1695

Jogando: Fallout: New Vegas - Primeiras Impressões

$
0
0

Fallout: New Vegas

Chamar 23 horas de jogo de "primeiras impressões" pode parecer uma incongruência, mas quem conhece o escopo da franquia e o quão grande seus jogos podem ser sabe que ainda não estou na metade da jornada. Por outro lado, gostaria de ter sentado e escrito esse texto antes, uma vez que claramente são dois jogos diferentes entre as primeiras 10 horas e as 10 horas que se seguiram.

Inicialmente, New Vegas guarda muitas semelhanças com seu pai, Fallout 3: a mesma paisagem desolada, o mesmo motor gráfico, os mesmos perigos, as comunidades isoladas tentando sobreviver, a presença constante de saqueadores e ghouls. A despeito da origem diferente do protagonista, aqui movido pela vingança, uma mola propulsora inédita na série, pouca coisa muda no cenário ou no desenrolar de minhas andanças. Até então, New Vegas tinha cheiro de mod profissional, um derivado com pouca personalidade própria e um pendor talvez um pouco maior para a brutalidade.

Fallout: New Vegas

É preciso destacar que estou jogando no modo normal, não o de sobrevivência. Gerenciamento de alimentos e sede não é algo que me apetece e, para mim, os dois pilares de Fallout são seu universo e seu combate tático. A riqueza do combate ficou para trás depois do terceiro jogo, é algo com o qual me conformei, então sigo em frente pela história, seus habitantes e seus lugares. Tampouco me interessei pelas mecânicas de fabricação de itens e sigo no escambo para me manter equipado. Um sistema similar ao adotado em Dead Island seria magnífico, mas não é o que a Obsidian Games colocou em New Vegas, então apenas ignoro.

Quando a cidade que dá nome ao jogo finalmente aparece na minha frente, tudo muda.

Fallout: New Vegas

As últimas dez horas passaram como um borrão, um mergulho na alma sombria de uma América depauperada, sórdida, dividida e corrompida que insiste em viver de aparências, neon, promessas e sonhos. Tudo o que veio antes, por mais interessante que Novac fosse ou o sangrento massacre em uma certa cidadezinha, tudo o que veio antes era apenas um imenso tutorial para o jogo de verdade, um cenário de intrigas que brota no meio do deserto. Em dez horas fui ao fundo do poço do meu personagem, completei sua vingança e descobri que há muito mais na mesa do que imaginava e os dados estão rolando.

Nada é o que parecia ser e forças ainda mais sinistras se aproximam. Palmas para a Obsidian por colocar um enredo repleto de interrogações e que anuncia decisões complexas no futuro. Afeiçoei-me aos habitantes de Freeside de uma forma permanente e os protegerei da melhor forma possível.

Fallout: New Vegas

Ouvindo: Nirvana - Polly

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1695