Na calada da madrugada, o @raptorhawk me revelou uma thread no Neogaf deu a entender que em algum lugar da vasta Internet havia um arquivo circulando com duas apresentações relacionadas a Prey 2.
Em uma era repleta de rumores sem sentido pré-E3, onde qualquer um pode fabricar seu próprio boato, não permiti que a chama da esperança acendesse.
Prey 2 tem uma longa história de promessas e desilusões. De acordo com o fansite Alien Noire, não há quase nenhuma chance daquele lendário Prey 2 do caçador de recompensas ver a luz do dia, a Arkane Studios (de Dishonored e Dark Messiah of Might and Magic) está com a batata-quente nas mãos, refazendo a ideia do zero.
E o Alien Noire publicou a íntegra do texto das duas apresentações vazadas. Formariam um conjunto de quatro propostas diferentes relacionadas a um reboot de Prey 2, uma confirmação do lamentável descarte do que foi produzido pela Human Head anteriormente.
E ainda assim, eu não estava acreditando.
Até o All Games Beta publicar os slides propriamente ditos. E tudo mudou na minha cabeça.
Segue abaixo, antes que sejam removidos da Internet:
I am SHODAN!
Mas o que a Arkane propõe tem menos ainda a ver com o primeiro Prey do que projeto anterior. Nada de índios, nada de portais espaciais, nenhuma invasão alienígena, nenhum mundo dos espíritos. Não há uma única referência a Tommy.
E nas quatro propostas há uma inteligência artificial envolvida. Poderosa. Sábia. Mortífera. A Arkane textualmente planeja um "sucessor espiritual de System Shock 2". Um dos ilustres membros da lista de favoritos.
O objetivo da apresentação da Arkane é destacar os pontos fortes da atmosfera e da jogabilidade do clássico da Irrational Games. E apresentar quatro possíveis enredos para inserir o jogador neste pesadelo cibernético. Não se trata de "Prey 2" aqui, apenas um nome jogado ao vento. Se fala abertamente em "System Shock 3", um título que não pode ser utilizado por complicadas questões de direito autoral.
Analisando os documentos, também é possível perceber que são antigos. Falam de Orbis e Durango, os codinomes anteriores do PlayStation 4 e do Xbox One. Prometem uma data de lançamento para 2016. Seja lá o que tenha acontecido ou aprovado, já está no meio do caminho agora.
Prestes a ser revelado de verdade.
O que nos leva à pergunta: por que esses documentos vazaram agora, anos depois da sua criação?
O Motor que Chora
Por uma destas suspeitas coincidências do destino, na mesma semana, um artista sênior da Creative Assembly (Sega) publicou em um fórum algumas artes envolvendo SHODAN:
O artista Simon Pennington recriou, supostamente em suas horas vagas, a cena onde SHODAN aparece pela primeira vez em System Shock 2, usando a Cry Engine 3.
Exatamente o mesmo motor gráfico que a Arkane se propõe a usar em seu "Prey 2".
A Deusa está voltando.