... the sixth of November, para parafrasear a citação famosa de V de Vingança. No dia 6 de Novembro de 2013, Phil Spencer, todo-poderoso chefe da divisão da Microsoft Studios declarou textualmente: "Eu acredito que é justo dizer que nós perdemos um pouco nossa meta de apoiar os jogos no Windows. Mas estamos de volta".
Um ano depois, Games for Windows Live é um zumbi que ainda se agarra a diversos jogos do passado impedindo-os de funcionar e a Disney (a Disney!) lança de uma tacada só mais jogos no Steam do que a Microsoft publicou em toda a existência da loja da Valve. Puxe da memória e cite cinco jogos do Microsoft Studios lançados desde então.
Spencer prometeu: "Você nos verá produzindo mais coisas no Windows. Nós provavelmente temos mais projetos individuais no Windows do que tivemos em dez anos do Microsoft Studios".
Pois foram apenas cinco jogos lançados no Steam desde 6 de Novembro de 2013 pela Microsoft Studios. Dois relançamentos em HD (Age of Mythology e Rise of Nations), um derivado de uma franquia que não aparece no Windows desde o Vista (Halo: Spartan Assault) e dois títulos que não empolgaram nem em sua plataforma de origem (Happy Wars e LocoCycle).
Se jogos do calibre de Titanfall, Dead Rising 3 e Ryse: Son of Rome saíram do Xbox One e chegaram no PC, não foi pelas mãos da Microsoft Studios. O primeiro deveria ser multiplataforma desde o começo, mas foi cortado do PlayStation 4 por uma manobra da EA, à revelia de seus desenvolvedores. O lançamento dos outros dois no PC pegou todo mundo de surpresa e parece ter repercutido mal entre os fãs do console da Microsoft.
3 de Novembro de 2014. Phil Spencer está de volta. "Nós definitivamente ainda não contamos nossa história completa sobre jogos no Windows".
Mesmo discurso, novas palavras.
"E eu definitivamente quero que os jogadores por aí sintam que o fato da Microsoft ser ao mesmo tempo a empresa do Xbox e a empresa do Windows é algo bom para eles. Nós teremos mais a dizer em 2015. Eu acredito que pode ser uma boa coisa para os jogadores – o fato da Microsoft ter uma presença em jogos no PC e nos seus televisores".
Lembrem-se, lembrem-se...